Reflexologia Podal

A reflexologia baseia-se no princípio de que todos os órgãos, glândulas e partes do corpo tem pontos reflexos nas mãos e pés e quando trabalhamos estes pontos das mãos e pés é possível reduzir a tensão nos pontos reflexos, aliviando a tensão em qualquer parte do corpo e conseqüentemente trazendo um bem-estar.

BREVE HISTORIA

Várias civilizações da Antiguidade como Egípcios e Chineses já praticavam algo parecido com métodos similares a esta técnica. Em meados do século XV países Europeus, como Alemanha e Inglaterra já aplicavam estudos sobre Reflexologia, denominada na época como “terapia de zonas”. Fontes indicam que primitivos da América Central e do Norte também já tratavam suas doenças pelos pés. Mas foi em 1917 que o Otorrinolaringologista, Dr. Willian Fitzgerald, publicou seu livro chamado “Terapia de Zonas”, determinando a posição de órgãos e áreas do corpo nos pés. Seus estudos possibilitaram a outra importante figura na história da Reflexologia, Dr. Joseph S. Riley , a desenvolver diagramas detalhados sobre pontos reflexos localizados nos pés. Entretanto a maior contribuição veio da assistente do Dr. Joseph S. Riley, a fisioterapeuta americana Eunice Inghan. Ela foi responsável por separar os trabalhos sobre áreas reflexas, mapeando os pés como um mapa de todo o corpo. Ela passou a orientar seus trabalhos terapêuticos de acordo com este mapa. Por muito tempo ela complementou todo o conhecimento existente com sua própria experiência. Com isto foi possível aperfeiçoar a teoria dos reflexos dos pés. Este trabalho rendeu dois livros: “Histórias que os pés podem contar” e“Histórias que os pés contaram”.

RELAÇÃO CORPO - PÉS - MÃOS

A relação do corpo com os pés e as mãos é muito especial. Sendo estes órgãos sensitivos, eles tocam e percorrem o mundo que nos rodeia, percebendo-o e manipulando-o. Após o nascimento, uma das grandes tarefas do ser humano é ficar ereto sobre duas pernas e se movimentar sobre elas ( andar ).

Para o desenvolvimento dessa atividade é necessário o envolvimento e a combinação de estiramentos musculares, angularidade de juntas, comunicações nervosas e uma forte pressão sobre os pés. Pés e mãos desenvolvem os movimentos necessários para a manifestação no meio externo e os órgãos internos fornecem o combustível. Cada movimento requer um gasto energético.

Durante todo o dia ocorre um diálogo silencioso entre os órgãos internos e o de locomoção. Cada movimento ou manifestação exige informações atualizadas e ininterruptas.

Caso ocorra uma interrupção dos sistemas energético ou sensório (de comunicação), pode ocorrer um “tilt”, como uma queda por exemplo. Os sinais sensoriais exercem impacto primordial sobre esses sistemas, bem como o nível de tensão geral do corpo. A tensão caracteriza-se como um estado de prontidão que envolve todo o organismo.

Mãos e pés, por serem órgão sensitivos de locomoção, mantêm uma relação especial com o corpo. Devido a essa relação, servem como meios de interação com o estado de tensão e o consumo de energia de todo o corpo.

APLICAÇÃO EM NOSSOS ATENDIMENTOS

Normalmente, em quase todos os nossos atendimentos utilizamos a Reflexologia Podal para aliviar tensões e estimular determinados pontos que podem contribuir no atendimento em curso, dando sustentação e base ao indivíduo e equilibrado em relação a ele, o elemento terra.

                                   MAPA DOS PÉS